segunda-feira, 17 de maio de 2021

QUERES QUE EU TE PREGUE ?

Eu o satisfaço e inclino à misericórdia


Como ela (a Santa fala de si na terceira pessoa, por humildade) visse suas outras irmãs se dirigir ao sermão, queixou-se ao Senhor nestes termos: "Vede, meu Bem-Amado, que eu gostaria de ouvir o sermão, se não estivesse retida pela moléstia". O Senhor lhe respondeu: "Queres, minha bem-amada, que Eu te pregue, Eu mesmo, o sermão?" "Desejo-o ardentemente", respondeu ela. O Senhor a atraiu então a Si, de tal maneira que seu coração repousava sobre o Coração divino. Depois de ter saboreado esse doce momento de repouso, ela sentiu bater o Coração de Jesus com dois modos admiráveis e soberanamente doces. O Senhor lhe disse: "Cada uma dessas pulsações de Coração opera a salvação dos homens de três modos: a primeira opera a salvação dos pecadores, a segunda a dos justos. Pela primeira pulsação de amor, Eu invoco incessantemente o Padre Eterno, Eu o satisfaço e inclino à misericórdia. Em seguida, falo a todos os meus Santos, e, depois de ter advogado perante eles a causa dos pecadores com o zelo e a fidelidade de um irmão, Eu os excito a rogar por essas pobres almas. Em terceiro lugar, Eu me dirijo ao próprio pecador, e o chamo misericordiosamente à penitência, esperando em seguida sua conversão, com um desejo inefável. Pela segunda pulsação de Meu Coração, convido antes de tudo o Padre Eterno a se regozijar comigo por haver tão utilmente efundido Meu Sangue pela redenção dos eleitos, pois que agora me delicio com suas almas. Em segundo lugar, excito a milícia celeste a celebrar por louvores a vida tão santa dos justos, e a Me agradecer por tantos benefícios de que os gratifiquei e ainda gratificarei. Enfim, dirijo-Me aos justos, e lhes dou provas dulcíssimas de Meu amor, excitando-os com invencível perseverança a progredir dia a dia e hora a hora. E como o bater do coração humano não é interrompido nem pela ação da vista, nem do ouvido, nem do trabalho manual, do mesmo modo o governo do Céu, da terra e do universo inteiro não poderá, até o fim do mundo, nem suspender por um instante, nem retardar, nem impedir este doce bater de Meu Divino Coração". (Sta. Gertrudes, "O Arauto do Divino Amor", tradução segundo a edição de Solesmes, Mame e Fils, editores, Paris, vol. 1, pg. 268).

IMAGEM
Religiosa, Mística, Santa
(1256-1302)

Sem comentários:

Enviar um comentário