sexta-feira, 7 de maio de 2021

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

 Andar pelo caminho da verdade e da vida


[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] «Eu sou o caminho, a verdade e a vida; quem anda por Mim não caminha nas trevas, mas na luz» (Jo 14, 6; 8, 12). E, noutra passagem, a minha Verdade afirma que ninguém pode vir a Mim senão por Ele; e é realmente assim.

Se bem te lembras, foi precisamente isso que te disse quando quis indicar-te o caminho. Portanto, se Ele diz que é o caminho, isso é a própria verdade, e eu mostrei-te que esse caminho tem forma de ponte. Ele também disse que é a verdade; e isso é bem real, pois é um só comigo, que sou a Verdade. Quem O segue anda, pois, no caminho da verdade e da vida. Quem segue esta verdade recebe a vida da graça e não pode morrer de fome, porque a verdade é o seu alimento. Também não pode andar nas trevas, porque Ele é a luz, sem mistura de mentira. Mais ainda, foi Ele que, pela verdade, confundiu e destruiu a mentira com a qual o demónio seduzira Eva. Por esta mentira, o caminho para o Céu tinha sido interrompido; mas a Verdade restabeleceu-o e cimentou-o com o seu sangue.

Aqueles que andam por este caminho são filhos da verdade, pois seguem a verdade, passam pela porta da verdade, e encontram-se unidos, em Mim, Àquele que é o caminho e a porta, o meu Filho, Verdade Eterna e Oceano de Paz. (Santa Catarina de Sena«O dom do Verbo encarnado», cap. XI, n.º 27)

Imagem: Santa Catarina de Sena.

Sem comentários:

Enviar um comentário