domingo, 16 de maio de 2021

JESUS: PONTE ENTRE O CEU E A TERRA

A ponte que nos conduz às alturas do Céu


[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe:] Quando o meu Filho único voltou para junto de Mim, quarenta dias após a ressurreição, elevou-se da Terra — isto é, da sociedade dos homens — uma ponte que se ergueu até ao Céu por virtude da minha natureza divina, e veio sentar-se à minha direita, Eu que sou seu Pai eterno. Foi isso que o anjo disse, no dia da ascensão, aos discípulos, que estavam como mortos, porque o seu coração tinha deixado a Terra e seguido a sabedoria do meu Filho até ao Céu: «Não fiqueis aí, pois Ele está agora sentado à direita do Pai».

A princípio, fiz-vos uma ponte visível, que é o meu Filho, quando O enviei a viver entre os homens. Depois, quando esta ponte visível Se elevou ao Céu, permaneceu entre vós a ponte e o caminho da doutrina, para sempre unida [...] ao meu poder, à sabedoria do meu Filho e à clemência do Espírito Santo. Este poder comunica a quem segue por esta via a virtude de agir, a sabedoria dá-lhe luz para lhe fazer conhecer a verdade, o Espírito Santo concede-lhe o amor que consome e destrói o amor sensual, apenas deixando na alma o amor às virtudes.

Assim, pela sua presença visível e pela sua doutrina, Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e esta via é a ponte que conduz às alturas do Céu. Era isto que Ele queria significar ao dizer: «Saí de Deus e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e vou para o Pai» (Jo 16,28) e «Voltarei a vós» (Jo 14,28); ou seja, meu Pai enviou-Me a vós e fez de Mim vossa ponte, para que possais atravessar o rio e alcançar a vida. (Santa Catarina de Sena: «O dom do Verbo encarnado», cap. 13, n.º 29).

Sem comentários:

Enviar um comentário